Principioativo - Farmácia de Manipulação
Untitled Document

A FÓRMULA MAGISTRAL

Introdução
O que comumente denominamos por FÓRMULA MAGISTRAL, é o medicamento, o qual é prescrito pelo médico, especificando todos os seus componentes pelo nome químico, delimitando a sua concentração estabelecendo qual o veículo apropriado e a quantidade necessária para o tratamento completo.
A idéia de manipulação vem de séculos, assim como suas técnicas básicas, porém, hoje o que ocorre, é uma aliança entre o conhecimento básico acumulado através dos tempos e os modernos aparelhos de aferição, bem como os princípios medicamentosos e veículos aperfeiçoados pela indústria química.
Como resultado, é possível atingir-se um medicamento de excelente qualidade, e com precisão em sua dosagem.

Vantagens da Fórmula Magistral

1- Receituário individualizado

É importante ressaltar que para diferentes biótipos, a necessidade da quantidade do medicamento também deve ser diferente. Este ponto é facilmente entendido, se considerarmos a enorme variedade existente dentro da população brasileira, onde temos indivíduos com grande diferença de tamanho e volume corporal. Devemos considerar também outros fatores importantes que podem alterar a quantidade necessária de medicamentos para obtenção de um resultado terapêutico, a saber:

Idade – O idoso e a criança metabolizam mais lentamente o medicamento, por terem o sistema metabólico envelhecido e imaturo, respectivamente.

Sexo – Fatores hormonais podem alterar o resultado terapêutico. A atividade anti-epilética da fenitoína é antagonizada por ocasião da menstruação.

Gravidez – Deve ser considerado que a mulher grávida tem um volume corporal adicional, assim sendo, pode afetar o resultado do tratamento, na medida em que este depende da concentração do medicamento no local de atuação.

Quantidade de tecido no local – Sabemos que determinados fármacos tendem a se acumular no tecido adiposo. Assim, o individuo obeso pode ter o efeito terapêutico prejudicado se o medicamento não foi indicado para atuar neste tecido.


Insuficiência hepática – A grande maioria dos fármacos são metabolizados no fígado, e qualquer alteração neste, pode levar a um acúmulo do medicamento no organismo, possibilitando maior incidência de efeitos tóxicos.

Insuficiência renal – Em sua maioria, os medicamentos são eliminados pelo rim, sua deficiência de excreção pode levar ao aparecimento de quadros tóxicos.

Nível de proteínas plasmáticas – Os fármacos geralmente são distribuídos pelo organismo através do transporte por meio das proteínas plasmáticas. Assim, seu abaixo índice pode resultar numa maior quantidade do fármaco livre, conseqüentemente, maior possibilidade de intoxicação.

pH urinário – O pH da urina (ácido ou básico) pode aumentar ou diminuir a velocidade de excreção urinária de um fármaco, dependendo das características do fármaco.. Este pH pode ser influenciado inclusive pelos alimentos ingeridos.

Diferentes tipos de pele - Na dermatologia, este quadro é ainda mais significativo, se levarmos em conta a grande variedade de tipos de pele, e utilizar os diferentes tipos de veículos de acordo com a necessidade de penetração do fármaco por via cutânea.

A receita individualizada, permite ao medico analisar todas estas variantes, e estabelecer a concentração do medicamento ideal para seu paciente.

2- Permite ao médico estabelecer atendimento personalizado ao paciente

O médico que prescreve a FÓRMULA MAGISTRAL, não está submetido a doses padrão, podendo usar de seu conhecimento para trabalhar com os medicamentos, de modo a obter os resultados desejados.

3- Prescrição de medicamentos não existentes no mercado

Podemos fazer fórmulas de produtos que saíram de linha ou que estejam temporariamente sumidos das farmácias.

4- Permite a prescrição de substâncias ainda não utilizadas, porém com efeito terapêutico já comprovado

Atualmente, algumas substâncias relacionadas dentre os medicamentos comercializados nos EUA, aprovados pela FDA, ainda não são comercializados no Brasil, sendo possível porém a sua obtenção através da manipulação.

5- Permite a associação benéfica de medicamentos

É comum na farmácia de manipulação, o aparecimento de receitas associando um medicamento comercializado em forma de especialidades farmacêuticas, a um princípio ativo. Por exemplo, Psorex mais ácido salicílico, Losalen com ácido salicílico, etc.

6- Permite a exclusão de medicamentos na formulação

Se o medicamento existe somente em forma de associação, e esta não é desejada, o médico pode receitar apenas a fórmula com os princípios ativos desejados.

7- Maior precisão das doses

Devemos encarar este ponto de dois modos, a visão relativa a precisão das doses para obtenção de um efeito terapêutico adequado, e a precisão nas doses do medicamento, relativa a quantidade de princípio ativo (concentração) na fórmula.

8 – Maior Liberdade ao médico na prescrição

O profissionalismo não se prende a quantidades padronizadas e pode prescrever: a quantidade de cápsulas desejadas, calculadas com base na posologia e duração do tratamento. Se é um medicamento de uso tópico, o médico pode calcular aproximadamente a quantidade de creme, pomada ou loção a ser utilizada, e prescrever apenas aquela quantidade.

9- Diminuição do índice de auto-medicação

Este fato é facilmente entendido, visto que o medicamento só pode ser abtido a partir de uma receita médica, sendo repetido apenas quando devidamente autorizado pelo médico.

10- Menor incidência de efeitos tóxicos

A adaptação da dose para cada paciente, aliada a obtenção do medicamento somente com a prescrição médica, explicam a menor incidência de efeitos tóxicos.
Além disso, vários pontos devem ser computados na obtenção de um tratamento ideal. Se analisarmos por exemplo, que alimentação influe diretamente no pH urinário, bem como vários medicamentos, é possível sempre analisar o tipo de alimentação utilizada, bem como as interações medicamentosas, e conforme o resultado da pesquisa, estabelecer dose maior ou menor do medicamento, de acordo com a características e hábitos do paciente.

Estes pontos comentados demonstram que o medicamento manipulado por mostar estas vantagens, pode ter seu uso considerado vantajoso para o paciente e o médico. Ao nosso ver, a principal vantagem fornecida pela FÓRMULA MAGISTRAL, é o simples fato de permitir ao médico, a liberdade de prescrever o medicamento na dose, quantidade e forma farmacêutica que desejar.




 
Untitled Document
Centro 1 - Rua Irmãos D'Angelo, 46 - Tel: (24) 2242-0685 - principioativo@principioativo.com
Centro 2 - R. Dr. Porciúncula, 78 - Tel: (24) 2231-7064 - centro2@principioativo.com
Itaipava - Estr. União Indústria, 11.000 lj 96 - Shopping Estação - Tel: (24) 2222-4133 itaipava@principioativo.com